Muito se fala em sustentabilidade hoje: empresas mais sustentáveis, processos mais sustentáveis…e na nossa casa? Você já pensou que a forma como você limpa sua casa pode ser mais econômica e sustentável?
Ter uma atitude sustentável inclui repensar tarefas domésticas como lavar roupas, cuidar da louça e limpar a casa, ou mesmo como tirar mancha de roupa branca, já que elas consumem recursos preciosos como água e luz, além de gerarem resíduos para o meio ambiente.
Rever a forma de fazer a faxina pode até parecer um pequeno gesto, mas isso faz toda a diferença no final das contas – especialmente se todos contribuírem. Confira a seguir cinco dicas simples de como fazer a faxina da casa de forma ecologicamente correta e faça a sua parte:
-
Lave a louça com uma bacia com água e sabão
Usar uma bacia com água e sabão para lavar a louça suja, abrindo a torneira só para enxaguar, é uma prática muito mais sustentável do que lavar louça do modo tradicional, sem falar que representa uma grande economia na conta de água. Que tal experimentar?
Deixe os pratos, copos e talheres alguns instantes de molho na bacia antes de passara esponja, pois isso ajuda a soltar a sujeira da louça, facilitando a tarefa. E finalize enxaguando em água corrente.
Ah, e uma dica. Se houver uma pia com duas cubas na sua cozinha, você pode fechar o ralo de uma delas e usar a própria cuba da pia no lugar da bacia, utilizando a outra para enxaguar a louça em seguida.
2. Utilize a lavadora na capacidade máxima
Combata o desperdício também tirando o maior proveito possível da sua lavadora de roupas. Use o equipamento sempre em sua capacidade máxima (na dúvida é só consultar o manual ou o site do fabricante) e escolha o ciclo de lavagem mais adequado ao nível de sujeira e tecidos das roupas.
Também ajuda deixar as roupas de molho, já que isso auxilia a remover a sujeira e tornam tarefas como tirar mancha de roupa branca mais fáceis. E não tem porque desperdiçar a água da lavagem das roupas, não é mesmo? Você pode aproveitar a água com sabão que iria para o ralo para limpar calçadas ou lavar o carro.
3. Opte por secar as roupas no varal
Limite o uso de secadoras de roupa elétricas somente para quando for estritamente necessário como, por exemplo, se você precisar secar alguma peça em pouco tempo.
Nos outros casos, o sol e o vento podem muito bem se encarregar da tarefa.
Além de representar uma boa economia na conta de luz no fim do mês, colocar as roupas para secar ao sol ajuda a clarear peças brancas, sabia? E com isso você ainda diminui a necessidade do uso de alvejantes ou produtos à base de cloro.
Mas varais fixos em áreas cobertas e varais de chão dobráveis também são uma excelente alternativa às secadoras de roupas em dias de chuva ou durante o inverno. Suas roupas e o meio ambiente agradecem!
4. Passe as roupas todas de uma vez só
Ferros de passar são um dos eletrodomésticos que mais gastam energia. Portanto, procure juntar bastante roupa e passe todas de uma vez só. Isso porque a maior parte da eletricidade que eles consomem é na hora de ligar, na hora de esquentar o ferro.
5. Prefira produtos de limpeza concentrados
Produtos de limpeza concentrados são uma maneira pra lá de inteligente de poupar recursos naturais, já que eles utilizam menos água na sua fabricação e pedem embalagens menores – o que na prática significa menos resíduos, um menor gasto de energia na sua fabricação e também economia de combustível no seu transporte.
Você acha que pequenas atitudes sustentáveis como essas podem ajudar o planeta? Compartilhe a sua opinião nos comentários.