Essa semana tivemos no programa da Globo, o Bem estar, uma matéria muito legal e até bem interessante sobre organização. Nessa matéria mostraram além de uma família tendo sua cozinha organizada por uma Personal Organizer, um closet sendo organizado por outras duas Personal Organizers e comentários à respeito da organização por médicos que estavam no programa e garantiram que a organização está ligada à melhora da qualidade de vida e da diminuição do estresse.
Veja abaixo como foi a matéria:
Organização foi o tema do Bem Estar da última sexta-feira (01/04), que contou com a participação do psiquiatra e consultor Daniel Barros e o neuropediatra Erasmo Casella. Quanto tempo você gasta para arrumar o seu armário? Quando você começa a arrumação, você termina? Se a resposta é não, é bom prestar atenção para outros sinais, pois isso pode indicar um quadro de depressão ou ansiedade.
Daniel Barros explica que o natural do ser humano é ser desorganizado, porque organizar exige esforço, gasto de energia. Mas nem toda desorganização significa algum problema, doença. Ela é sintoma de quem sofre ansiedade, depressão TOC e TDAH, mas é preciso consultar um médico.
Quem é mais organizado ganha mais tempo no dia a dia. É mais fácil trabalhar, produzir, estudar em um ambiente organizado. Também melhora a qualidade de vida e diminui o estresse. A organização também envolve maior produtividade.
Com as crianças é importante estimular a rotina, mas também respeitar os limites da idade. O estresse provocado em crianças de até sete anos pode refletir em quadros de depressão na idade adulta. Preste atenção aos sinais de TDAH: dificuldade em organizar material escolar, esquecer frequentemente estojo ou objetos na escola, deixar para depois, não ter inibição de comportamento e esquecimento.
Link da notícia com vídeos na íntegra: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/04/organizacao-melhora-qualidade-de-vida-e-diminui-o-estresse.html