Reorganize com Priscila Sabóia, Personal Organizer — Formação de personal organizers

O fim da Bagunça na área de serviço

Oiê, olha eu aqui!!!!

Não sei se na sua casa é assim, mas já vi muita gente falando que esquece de organizar a área de serviço. Larga uma vassoura por lá, daqui a pouco tem panos por todos os lados, materiais de limpeza entulhados, tudo amontoado, uma verdadeira zona 😪

Daí você deve tá pensando: “Ah, Priscila, mas ninguém entra na área de serviço, por que perder tempo organizando?” 🤔

Minha amiga, aí que você se engana. Essa baguncinha da área de serviço te faz perder tempo e dinheiro. Na hora de limpar a casa, lavar uma roupa, você não encontra o que precisa rapidamente, não faz o controle dos produtos. Quem nunca separou a roupa pra lavar e na hora de colocar na máquina percebeu que não tinha sabão ou amaciante?

Imagina comigo:

É domingo, você tá em casa com algumas visitas, as crianças derrubam refrigerante na sala. Imediatamente a sua visita se oferece pra limpar, já que você está terminando de preparar o almoço, ela entra na área de serviço e “pá”…

http://gph.is/17iPKGt

Dá de cara com aquela zona, não encontra um pano de chão ou seja lá o que for para conter o pequeno imprevisto. Você larga tudo na cozinha, depois de um tempo procurando cata o que precisa pra limpar a sujeirinha, mas se sente mal, se sente envergonhada.

Tô aqui pra te dizer que não precisa ser assim!

A organização traz benefícios em cada cômodo da nossa casa. Essa ideia de esconder a bagunça não vale a pena.

Por isso decidi te dar 4 dicas pra organizar a sua área de serviço. Depois desse e-mail ela nunca mais será esquecida hahaha

O principal desafio na hora de organizar esse espaço da casa é justamente a falta de espaço. Sim, como as casas são cada vez menores, as áreas de serviço são minúsculas. Mas titia Pri aqui não se intimida com isso não. Simbora organizar?

Dica número 01 – Categorias de Produtos

Se você não tem muito espaço, não adianta estocar produtos em casa. Compre apenas o que você vai usar no mês, por exemplo.

Uma dica que sempre dou para minhas alunas e clientes é separar um cantinho da área de serviço para os produtos abertos, “em uso”, e identificar com uma etiqueta (muito importante!). Pode ser uma prateleira, um espaço no armário, vai depender da sua área de serviço. Você pode usar cestinhas, potes de sorvetes para agrupar produtos de limpeza, em outra você coloca produtos para a lavagem das roupas, em outra, materiais como esponjas, paninhos.

E em outra prateleira os produtos fechados. Essa divisão é fundamental para você não desperdiçar produtos.

Dica Número 02 – Armazenamento dos produtos

Alguns produtos como sabão em pó, por exemplo, vem em caixas ou sacos. Para facilitar o uso e evitar que cai sabão no chão, use um pote. De preferência transparente e coloque uma etiqueta pra identificar. Faça o mesmo com os amaciantes que vem naquelas galões gigantescos.

Separe uma garrafa menor, dessas que a gente compra nas queridas lojinhas de 1,99 ou reutilize uma que você tem em casa. Nesse caso aqui, é muito importante identificar os produtos com etiquetas, deixar em prateleiras altas ou armários fechados que fiquem longe do alcance das crianças!

Desse jeito, você evita acidentes, diminui a sujeira e consegue visualizar se o produto está pertinho de acabar, daí já pode fazer um controle mais eficiente do estoque (mesmo que o estoque seja pequenino é necessário controle).

Dica Número 03 – Lavagem de Roupa

 

Próximo da máquina de lavar roupas, em cima ou do lado, instale uma prateleira ou nicho e agrupe todos os produtos que você usa na lavagem de roupas: sabão, amaciante, alvejante. Dessa forma você ganha tempo e otimiza os espaços.

Dica Número 04 – Use e abuse das Paredes
Se você tem armários com espaço para as vassouras e rodos, ótimo. Mas como eu sei que muita gente não tem esse tipo de armário na área de serviço, minha dica pra você não deixar esses itens amontoados atrás de uma porta ou apenas encostados na parede, é pendurar em ganchos.
Isso mesmo, pendura os rodos e vassouras em ganchinhos pregados atrás de uma porta ou numa parede.

Essa dica de “pendurar” sempre se repete por aqui, né? haha Mas gente, na organização otimizar espaço é fundamental, sendo assim, a gente usa e abusa das paredes!

PENDURE!

Usar as paredes evita que a gente saia entulhando as coisas nas passagens! Esta dica é ótima para quem tem a área de serviço pequena.

Você pode usar penduradores ou ganchos fixos na parede e neles pendurar não apenas vassouras e rodos, mas os baldes, cestinhas com pregadores e muito mais..

Outra dica que eu amo, até falei em uma das minhas participações no É de Casa, é usar uma sapateira de porta, tipo essa da imagem, pendura na parede e organiza os produtos de limpeza.

E se você se interessou pelo tema, tem uma participação minha no É de Casa da Rede Globo, onde dou várias dicas pra Patrícia Poeta sobre organização da área de serviço! Aperte nesse link pra assistir todas as dicas 🙂

E aí? Se animou? Já pode começar agora mesmo. Organiza um pouquinho hoje e depois me conta como você se sentiu depois de acabar com a bagunça na área de serviço.

Um beeeeijo!