Pois é, vocês pediram e eu vou contar tudo sobre a minha mudança e as primeiras coisas que fizemos na casa nova. Até porque, acho que nunca me mudei assim, tendo tantas coisas pra fazer e ao mesmo tempo indicar pra vocês caso vocês precisem de coisa boa (e aí vocês não precisam passar pelo que eu passei procurando boas referências e tudo o mais).
Pra começar, antes mesmo de me mudar eu avaliei o que teria que ser feito na urgência (antes de mudar) e o que poderia ser feito depois. Não tínhamos muito tempo então colocamos uma prioridade: o sinteco!
Assim que fechamos contrato, quando eu vi aquele apartamento me apaixonei, a única coisa que me deixava meio assim era o piso. De madeira, cor clara e todo arranhado. Logo pensei: esse piso vai denunciar qualquer arranhão e ainda vai viver com cara de sujo.
Olha como era o chão antes:
Foi aí que me disseram: você precisa refazer o sinteco! Juro, quase tive um treco porque todo mundo me dizia que eu ia ficar anos limpando a sujeira que o sinteco faz. Eu passei por isso e estou aqui pra te encorajar: relaxa, no final dá tudo certo e fica lindo!! Vale a pena.
Sobre fazer sinteco em casa
Eu sabia que faria uma sujeira danada, e me disseram que tinha um cheiro insuportável e que não conseguiria entrar em menos de 15 dias após o serviço. Além disso, tudo que eu via de sinteco era brilhoso como se eu tivesse passado verniz no chão. Achava horrível.
Ate que eu encontrei o André e sua equipe (tá aqui o contato deles se quiserem), que fazia um sinteco diferente, chamado de acetinado. Resolvi fazer, e detalhe: me mudava 2 dias depois do serviço acabar. Morri de medo mas fiz e tô aqui pra te contar como foi e te dar dicas caso você opte por fazer também. Eu não me arrependo e acho que ficaria arrependida hoje de não ter feito.
Detalhes sobre o trabalho:
- O trabalho foi ótimo e durou 1 semana (em 4 ambientes diferentes, em torno de 60 metros quadrados de piso). Eles são muito limpos e vão colocando todo aquele pó em um saco gigante. Esse saco é bom que você tire da casa logo (qualquer ventinho pode transformar a sua casa numa casa marrom! Ahaha).
- A ideia era deixar a madeira com cor de madeira mesmo, escura, entao eles raspam o piso (logo todos os arranhões e coisas mais profundas saem, e passam 4 demãos de produto que quando seca fica fosco. Sim, tem que confiar que ficará fosco. Hahaha).
Esse é o processo (primeiro eles lixam bastante até tirar a cor e os arranhões do chão):
A idéia é chegar na cor original do piso, madeira escura:
Aí ele vem e passa um líquido brilhoso e parece que vai ficar SUPER brilhoso. Agora, como ficou o piso depois de seco! LINDO!!!
A limpeza
Olha, depois os cômodos ficam empoeirados, sim. E eu quebrei a cabeça pra entender como faria essa limpeza depois, vou te dar todas as dicas.
O que acontece é que você tem que ficar 1 mês sem passar pano molhado nesse novo piso, senão perde o brilho. Então como tirar essa poeira sem água? A-HA! É isso que eu vou te contar.
Ah! antes de fazer o serviço, tire tudo do cômodo, você não vai se arrepender. Tire as cortinas, tire quadros, tudo. Depois é só voltar com tudo limpinho pro lugar.
Primeira coisa: limpe as paredes. E não, não passe pano molhado nelas, pois pode manchar! (dica de um pintor)
Limpe as paredes com uma vassoura de pêlos bem macios, vá varrendo elas pra cair a poeira no chão. Depois você pode com essa mesma vassoura de pêlos varrer o chão e tirar o grosso.
Segunda dica: armários. Passe o aspirador com aquela boca de escovinha e depois sim venha com um pano úmido. Só pra tirar o fininho.
Terceira dica: o chão! Você já varreu com uma vassoura de pêlos, mas sempre sobra aquele pó fininho que só sairia com água né? Pois é, eu descobri que a vassoura com paninho da Ákora tira esse pózinho (imagina se eu ia conseguir entrar e dormir na casa com esse pózinho? sou mega alérgica).
Essa vassourinha aqui embaixo, ela tem um pano que você prende na vassoura e ele vai pegando o pó (TODO!).
Então vale à pena ter essa vassourinha pra vida, porque você pode passar só ela durante esse 1 mês sem água 😉
O nome da vassourinha é Daxxen Mop de limpeza. E vem com um paninho que suga toda a sujeira. Depois é só lavar o paninho pra reaproveitar.
Conclusão
Fiquei com um piso lindo e super prático de manter limpo. Primeiro porque ele é mais escuro, segundo porque a limpeza frequente dele se dá com um pano pouco úmido pra tirar a poeira e SÓ. Se quiser colocar na água um pouco de vinagre, ok!
1 colher de vinagre pra um balde de água. O vinagre é bactericida, logo ajuda a fazer uma limpeza mais profunda.
Molha o pano nessa água e torce bem antes de passar. Se quiser passar um pano seco depois pra manter o brilho, perfeito!
O fato é: se você está com receio de fazer um sinteco no seu piso, tô aqui pra te dar coragem: Faça! Eu simplesmente não consigo mais parar de olhar pro meu piso de tão lindo!!
Relembrando pra você:
Quem faz o sinteco > André da Sinteco RJ (tel: 21 3342-0137 – site: www.sinteko.com.br)
Vassourinha pra usar depois e tirar todo o pó da casa: Marca Ákora 😉
Beijos e até o próximo post com mais dicas pra você que quer saber tudo o que eu fiz aqui em casa 😉