Organizar a casa pode parecer uma tarefa grandiosa, árdua… Um grande monstro de 7 cabeças!
E, falando em monstro, tem outros 5 grandes vilões que podem estar te impedindo de combater a bagunça em sua casa…
Vamos encará-los frente a frente e combatê-los de vez!
Procrastinação
Esse é sorrateiro… É aquele monstrinho que fica te seduzindo pra você deixar tudo pra “depois, um dia, talvez, quem sabe…”
Nesse caso, a melhor solução é sempre apelar pra boa e velha lista de tarefas! Lembretes, alertas no celular e até mesmo se comprometer com uma pessoa da sua casa. Isso reforça o senso de urgência pra você não se sabotar.
Tempo
Depois de um dia cansativo dando conta do trabalho, da família… Quem tem tempo pra casa?
A questão é que o tempo é o mesmo para todos nós, então nesse caso o que devemos ajustar é o nosso senso de prioridade.
Claro que isso exige sair da zona de conforto (quem não quer simplesmente tomar um banho e dormir, né?)
Organizar as tarefas por etapas, já é o primeiro passo. o segundo é paciência e disciplina, pra ir evoluindo aos poucos e ir sentindo os efeitos e resultados positivos. E claro, o comprometimento é fundamental pra dar um chega pra lá na desculpa do tempo!
Desânimo
Esse sentimento é típico de quem sofre com a bagunça. Porque o desânimo é muito relacionado com noites mal dormidas, perturbação visual, stress e a falta de interesse. Sua e dos outros moradores da casa. Quando você se compromete e se interessa rumo à essa mudança, naturalmente o sentimento positivo irá tomar conta e você irá irradiar isso para sua família e animá-los.
O melhor forma de combater esse sentimento é mudando o foco.
Passe a focalizar o fim, não o meio. Se apegue às vantagens da organização que eu sempre tanto falo e relembro… Na economia de tempo e de dinheiro, principalmente! Mas também no bem-estar, na saúde, na harmonia familiar…
Visualize tudo isso e parte pros 15 minutinhos diários!
Apego
Como o desapego é uma das principais e primeiras etapas da organização, já é de se imaginar que o apego dificulta muito o processo. Quanto mais coisas que não usamos e que encostamos em nossa casa, maior a chance de acumular tralha, bagunça e poeira… enfim, uma coisa leva à outra.
E isso tá muito ligado às memórias e ao nosso emocional.
Se você acha que um armário ou uma casa maior é a solução: não se engane!
Sua vida tem que caber no espaço que vc tem disponível, na sua realidade atual… Não se engane acumulando mais e mais…
Sei que é difícil se desapegar, mas quando você sentir os efeitos positivos de ter apenas o que ama, o que trás alegria e o que faz sentido pra você, o efeito é irreversível! Pra motivar o desapego, focaliza no benefício que você poderá trazer para outras pessoas com suas doações.
Falta de Dinheiro
Esse é o monstro da contradição!
Ninguém precisa necessariamente de dinheiro para ser organizar. Claro, você pode muito bem contratar o serviço de profissionais como eu para te ajudar na tarefa. E pode também investir um dinheirinho na compra de alguns organizadores que COLABORAM com a organização.
Mas isso não é regra.
A organização é um processo intelectual e manual, que não depende unicamente de um investimento, como uma reforma, por exemplo.
Tudo o que você precisa é do raciocínio organizado e de por a mão na massa.
Além disso, na medida que uma vida e uma casa organizada te poupam tempo e estresse, ela também te poupa dinheiro e ainda te RETORNA dinheiro!
Siiim! Muitas das minhas alunas reembolsaram até 2 mil reais revendendo coisas que estavam estagnadas em suas casas. Olha que maravilha!
Bora dar um chega pra lá nesses monstrinhos?
Vamos lá, porque #OrganizarTransforma 😉