Reorganize com Priscila Sabóia, Personal Organizer — Formação de personal organizers

10 Dicas Para Organizar A Mudança De Casa

Conforme fui atuando como Personal Organizer, minha paixão por realizar mudanças foi aflorando e um trabalho foi “puxando” o outro de forma que hoje em dia eu sou especialista em organização de mudanças residenciais! Acho que tem muita magia fazer parte desse processo tão importante pra uma família, adoro essa metáfora do recomeço, sabe? 
Então como uma Personal Organizer especialista em mudanças, tenho 10 dicas pra você que pretende fazer esse processo por conta própria não enloquecer taaanto assim haha
O processo de mudança deve ser dividido em quatro partes: planejamento, desmontagem/empacotamento, transporte e montagem;
Planejamento: é a etapa que contempla os checklists de todos passos que estão por vir. Eu recomendo que você faça um plano de ação para a casa atual e outro para a casa nova. Na casa atual, considere tudo o que deve ser desligado (eletrônicos, água, luz, internet…) e o que deve ser transferido (telefone, internet…) e atente-se para as datas. Na casa nova, considere todos ajustes de reforma que devem ser feitos, adequações de armários, interruptores e detalhes menores. Confira as datas de instalações de energia, gás, internet, etc. Sou sempre a favor do papel pra melhor visualização, então desenhe uma planta baixa com as medidas das paredes e locais com portas e janelas. Na entrada de cada cômodo, coloque um papel colorido, uma etiqueta, enfim, alguma sinalização significativa (logo mais eu vou te explicar o motivo, segura haha)
No caso de um condomínio de casas ou prédios, fique por dentro das regras que vigoram por lá desde o início. Quais dias da semana e horários são permitidos para realizar a mudança, visita de fornecedores e prestadores de serviço, se há elevadores exclusivos, qual a dimensão do vão das portas e largura das escadas
Planejamento feito, hora de colocar em prática na desmontagem. Primeira tarefa que recomendo fazer é organizar uma caixa que eu chamo de “primeiro dia na casa nova”. Ela funcionará como um kit de sobrevivência caso a sua família já vá para a casa junto da mudança. Então nela deve incluir pratos, talheres, copos, toalhas de banho, papel higiênico, roupas de cama, microondas e alguns brinquedos no caso das crianças. E fundamental também cada um fazer sua mochila/malinha com itens pessoais como uniformes, pijamas, cosméticos e roupas. Tudo o que será usado no período de adaptação dos próximos dias, até tudo estar minimamente acessível.
Desapeguem! Agora é a hora de avaliar tudo o que você e sua família não querem e não precisam levar para a casa nova. Faça esse exercício com paciência, honestidade, e refletindo muito sobre o que vale a pena embalar, transportar e ter um espaço em sua casa nova. Coisas no fundo do armário que você nem lembrava que tinha, que já não tem mais serventia. E isso vale também para móveis e peças maiores. Não combina com a nova casa? Com o novo estilo de vida? Ocupa muito espaço na sua vida? Desapega agora, antes que ocupe espaço na sua casa nova!
Na hora de armazenar na caixa, liste o conteúdo em uma etiqueta correspondente a côr do cômodo que você escolheu demarcar, lembra? Assim, quando as caixas forem recarregadas, o processo de direcionamento vai ser muito mais eficiente.
Não economize tempo e dedicação para escolher uma transportadora. A empresa certa é fundamental para a sua tranquilidade. Observe o serviço de embalagem, os tipos de equipamentos (cases para aparelhos eletrônicos, cabideiros especiais para roupas…) e fique atento sobre as cláusulas do seguro: o que é e não é assegurado, qual é a seguradora, como proceder em caso de danos, etc. Não economize nesse sentido, a dor de cabeça não vale a pena e o baratinho pode sair caro.
No caso de um condomínio, antes da mudança, procure saber se o caminhão poderá entrar ou se irá ficar parado na rua. Se ele tiver que ficar de fora, talvez seja necessária uma autorização da prefeitura.
No descarregamento, direcione as caixas para seus respectivos cômodos de acordo com a cor, lembra? Acredite, essa simples ideia vai poupar a maior burocracia quando a movimentação da mudança na casa nova estiver à mil!
Agora, é hora de desencaixotar tudo, organizar aos poucos (não será da noite para o dia, fique tranquila) e ser muito feliz na nova casa
Dá um trabalhão, mas é recompensador! Achou muito difícil? Procure pelas soluções de uma Personal Organizer ou uma equipe de Organizadoras Profissionais, elas saberão muito bem como contribuir 🙂